Reestruturação da Adaptação de Carregamento Doméstico para Veículos Elétricos com Estacionamento na Rua
A integração do carregamento doméstico de veículos elétricos (VEs) com estacionamentos públicos pode representar uma revolução significativa.
No Reino Unido, a pressão para aumentar a adoção de veículos elétricos está crescendo, impulsionada pela meta de que 80% dos novos carros sejam de emissão zero até 2030, alcançando 100% até 2035, conforme estabelecido pelo mandato de veículos de emissão zero (ZEV). No entanto, a transição para veículos elétricos não está ocorrendo no ritmo esperado, com uma redução de 25% nas vendas em comparação com o ano anterior. O que está impedindo as pessoas de adotarem veículos elétricos?
Um dos principais receios é a ansiedade de autonomia, o medo de que o veículo elétrico fique sem carga durante uma viagem, longe de um ponto de recarga. Isso leva à suposição de que a solução seria aumentar o número de pontos de recarga nas ruas para incentivar a adoção de VEs.
Contudo, atribuir a lenta adoção dos VEs exclusivamente à falta de pontos de recarga não aborda completamente o problema. Em 2023, o Reino Unido viu a instalação de um recorde de 16.000 pontos de recarga públicos, um aumento anual de 43%. Apesar dos investimentos significativos na infraestrutura de recarga, muitos motoristas ainda hesitam em fazer a transição.
Embora seja crucial expandir a rede de pontos de recarga públicos, focar apenas nisso não resolve a questão central. A verdade é que as pessoas preferem carregar seus veículos em casa, e garantir a infraestrutura para isso deve ser uma prioridade. A conveniência do carregamento doméstico é apenas uma parte da equação. Economicamente, não há incentivo para a transição de veículos a gasolina/diesel para elétricos sem a possibilidade de carregamento doméstico. No momento da redação deste texto, no Reino Unido, o custo por milha usando carregadores públicos é de £0,18, contra £0,15 para carros a gasolina. No entanto, o carregamento doméstico custa apenas £0,07 por milha. Isso significa que, em uma base anual, usar exclusivamente carregadores públicos para um carro elétrico custa £340 a mais do que manter um carro a gasolina.
Considerando que cerca de 40% das residências no Reino Unido não possuem estacionamento privativo, é essencial priorizar esse grupo de motoristas ou potenciais motoristas de VEs. Em contraste, os proprietários de VEs que podem carregar seus veículos em casa a maior parte do tempo economizam mais de £1.100 por ano.
Além dos benefícios ambientais e de sustentabilidade, a adoção em massa de VEs precisa ser incentivada por vantagens financeiras. Com a crise do custo de vida afetando o Reino Unido, não se pode esperar que as pessoas façam mais sacrifícios financeiros. Abordar essa questão fundamental é crucial para alcançarmos os objetivos de ZEV e pavimentar o caminho para um futuro mais sustentável.