Avaliação Crítica do Citroën C3 por Entidades de Segurança
O Citroën C3, desenvolvido na Índia, enfrentou críticas severas devido à sua falta de equipamentos de segurança essenciais. A organização Latin NCAP, responsável por realizar testes de colisão em veículos comercializados na América Latina, atribuiu ao modelo uma nota desfavorável, chegando a zero. Essa avaliação negativa também se estendeu ao modelo elétrico do veículo, o eC3, que foi submetido a testes pelo Global NCAP, recebendo igualmente uma pontuação baixa.
Diferenças Significativas e Resultados de Testes
O eC3, versão elétrica produzida na Índia, apresenta diferenças notáveis em comparação com a versão brasileira, incluindo a ausência de controle de estabilidade, ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, alerta de cinto de segurança e pré-tensionadores de cinto. No entanto, assim como a versão fabricada em Porto Real, no Rio de Janeiro, o modelo conta apenas com dois airbags, independentemente da configuração.
Em termos de proteção para adultos, o Global NCAP concedeu ao C3 20,86 pontos de um total de 34 possíveis na colisão frontal, indicando uma performance não totalmente negativa. A organização reconheceu a estabilidade da estrutura do veículo, mas apontou componentes atrás do painel como perigosos, prejudicando a segurança dos passageiros na região do tórax. O desempenho em testes de colisão lateral foi ligeiramente melhor, mas a ausência de testes de colisão contra postes, devido à falta de airbags laterais e controle de estabilidade, resultou na nota zero.
Proteção Infantil e Reações da Indústria
A proteção para crianças foi avaliada em uma estrela de cinco possíveis, com 10,55 pontos de 49. A instalação de cadeirinhas infantis no banco dianteiro mostrou-se ineficaz em prevenir movimentos que resultariam em contato da cabeça do boneco com o veículo, enquanto o assento traseiro ofereceu melhor proteção em impactos frontais.
Alejandro Furas, secretário-geral do Global NCAP, expressou sua insatisfação com a Stellantis, destacando um declínio na priorização da segurança desde a fusão que formou o grupo. Ele apelou por uma correção urgente dessa tendência negativa em nível global.
Medidas Futuras e Compromisso com a Segurança
A Citroën anunciou planos de melhorar a segurança do hatchback na Índia, incluindo a adição de seis airbags e ISOFIX como equipamentos padrão no segundo semestre do ano, sem confirmação de implementação dessas mudanças no Brasil. O modelo brasileiro do C3, testado pelo Latin NCAP em julho de 2023, também não obteve pontuação, evidenciando a necessidade de aprimoramentos significativos em segurança. A Stellantis reiterou seu compromisso com o desenvolvimento de veículos seguros e em conformidade com as regulamentações vigentes, apesar dos resultados insatisfatórios nos testes.
Este artigo destaca a importância de equipamentos de segurança nos veículos e o impacto das avaliações de entidades independentes na melhoria contínua dos padrões de segurança automotiva.