A Ford tem construído sua popular linha de motores V-8 Aluminator em caixa há muito tempo, e o mais recente – o Gen 4 de 480 hp – agora está disponível em dois novos sabores de 5.0 litros. O motor em caixa principal sempre foi derivado do motor mais potente sob o capô do Mustang, e você estaria certo em supor que é onde a maioria dos Aluminators acabará. Alternativamente, as caixas Aluminator são populares entre os entusiastas da Ford no mundo dos carros personalizados e hot rods também – afinal, quem realmente quer colocar um Chevy LS em um cupê de dois lugares?
Assim como a Chevy e a Dodge, os motores em caixa da Ford são principalmente derivados dos motores de linha de produção atuais, e agora que o Mustang está em sua quarta iteração com o núcleo do reator DOHC Coyote, é de lá que os mais novos pares de motores em caixa Aluminator também vêm. Enquanto o bloco Aluminator, cabeçotes, cárter de óleo e coletor de admissão são peças de fábrica, a Ford Performance substitui os pistões hipereutéticos e as bielas de aço sinterizado por pistões forjados Mahle, parafusos de biela ARP 2000 e bielas forjadas Manley em H, mantendo a taxa de compressão de fábrica de 12:1 na forma aspirada natural (número da peça M-6007-A50NAD) e 9.5:1 em sua caixa Aluminator pronta para boost. (Número da peça M-6007-A50SCD. Note como o dígito final do SKU é “D”, indicando o número da peça da quarta geração Coyote).