Tudo sobre Carros: Avaliações de Novos Modelos, Dicas de Compra e Notícias

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Tudo sobre Carros: Avaliações de Novos Modelos, Dicas de Compra e Notícias

A Ford está micromanaging os dados do seu veículo conectado

Estamos fazendo‍ o nosso melhor para tratar​ os veículos de teste​ de um ano como se fossem nossos,‌ experimentando todos os⁣ serviços úteis, como localização do veículo, partida remota e desbloqueio via aplicativos de smartphone. Com alguns,⁤ até experimentamos ​serviços de veículos conectados ⁣de terceiros. E embora nós, como usuários da mídia, possamos não ser capazes de experimentar o compartilhamento de veículos, o rastreamento ⁤de seguro baseado no uso ou a tributação do uso de estradas (agora disponível em Virginia e Utah), temos ⁢desfrutado dos relatórios mensais da Recurrent, que acompanham a saúde da bateria de nossa⁣ picape elétrica Ford⁢ F-150 Lightning de 2023 ao longo do ano.⁢ Milhares de ‍veículos⁣ elétricos de todas ⁣as fabricantes estão ‍conectados à Recurrent, ‍que agrega dados sobre o⁣ efeito​ de coisas como extremos de clima na autonomia da bateria de diferentes ‍veículos elétricos, e fornece uma espécie de “CarFax” para ⁤baterias, prevendo ⁢a saúde futura deste componente crítico.

Bloqueado

No outono passado, a Recurrent⁤ enviou um e-mail ⁤para todos os proprietários da Ford observando que a Ford havia começado a ⁢tratar a conexão da Recurrent⁢ com os veículos da⁤ Ford como uma intrusão cibernética, redefinindo ‍as ‍senhas‍ desses⁢ proprietários e efetivamente os expulsando dessas plataformas. O problema ​é⁣ que essa reação direta de ‌”jogar o bebê com a‌ água do banho” também teve o efeito de⁣ interromper o acesso dos proprietários aos próprios aplicativos da Ford, como desbloqueio e partida⁣ remota (uma surpresa desagradável⁤ para algumas pessoas que acabaram de deixar suas chaves ‍dentro de seus veículos,​ planejando desbloquear via aplicativo).

Quem é o culpado?

Quando ligamos para a Ford para⁣ perguntar o que estava acontecendo, nos disseram‍ que a Recurrent e outros provedores de ⁤serviços de terceiros estavam obtendo ​acesso não autorizado a​ esses dados, e que se tivessem passado pelos canais ‌adequados e usado uma interface de programação de aplicativos (API) e/ou kit de desenvolvimento de software (SDK) autorizados pela Ford, tudo estaria bem. Eles também apontaram que um proprietário real ⁤teria ⁣que concordar em não fornecer ​informações de nome de usuário e senha a terceiros como a Smartcar ao configurar o Ford Pass. (Todos⁤ nós ‌lemos cada palavra dessas telas de termos e condições, certo?) A Ford⁤ também observou que tem visto ⁣um aumento‍ nas chamadas⁤ de garantia para baterias de veículos ‌elétricos de 12 volts⁤ esgotadas por vários aplicativos “interrogando”⁤ seus veículos, e ⁤que as ações tomadas contra aplicativos que extraem dados visavam prevenir‍ esse problema.

Smartcar Discorda

Ok, parece razoável pedir ⁤às ​pessoas que⁢ sigam os canais adequados. Então⁢ ligamos para a Recurrent, que nos indicou ​seu fornecedor de conectividade, a Smartcar. Essa startup⁢ de nove anos é como o “Intel inside”, fornecendo ⁤uma única API que funciona com software de conectividade de veículos de várias marcas para permitir aplicativos como compartilhamento de carros via Turo, monitoramento de posição⁢ de veículos via Uber, monitoramento de bateria via Recurrent e‌ compartilhamento ⁣de‌ dados via DIMO⁣ – um serviço baseado⁢ em criptomoeda/blockchain⁣ cujo objetivo declarado ⁤é ajudar os proprietários a monetizar seus próprios ‍dados.​ Entramos em contato com o fundador‍ e CEO da Smartcar, ‍Sahas Katta, para ⁤perguntar,​ por que diabos eles não ⁣passam pela porta da ⁢frente ⁤e​ usam a API e SDK da Ford para ‌que​ todos possam ficar felizes.

Começamos a empresa‌ em 2015 e desde então temos​ feito ‍muito esforço para bater⁤ nas portas da Ford. Tenho vindo a ‌Dearborn várias vezes por ⁣ano ‍há quase oito⁣ anos. ‌Todas as vezes eles têm dito ‘obrigado pelo seu⁣ interesse'.

Por que a resistência?

Questionado sobre por que a Ford adota ⁢essa postura, Katta citou conversas off-the-record com diversos ⁢internos ⁣sugerindo que há relutância em permitir que​ os proprietários acessem diretamente informações⁤ que possam ⁢contradizer as alegações de marketing ou publicidade da Ford sobre⁤ o desempenho ⁢da ⁣bateria e afins. Ele também vê um desafio apresentado pelas frequentes mudanças de⁤ liderança ​nos departamentos relativos, que têm alterado‍ o ⁢rumo da empresa em relação ao uso ⁢de dados. A Ford não​ está sozinha. O ⁤grupo ⁢Volkswagen também tem resistido a ‌compartilhar a propriedade intelectual de ​seu software ‌com prestadores de serviços pós-venda.

A Ford​ alega⁢ que‌ está simplesmente trabalhando para garantir que tenha ⁢infraestrutura de gerenciamento⁢ de dados⁤ suficiente para garantir a cibersegurança e prevenir o problema de depleção da bateria, e ⁤aponta para ⁣relacionamentos diretos com várias⁣ seguradoras e com as startups‍ europeias de carregamento inteligente Octopus e ⁣Tibber. Podemos imaginar ‍que a Ford vê a Smartcar‍ como um parceiro ‌mais desafiador para ⁤trabalhar, dada sua ‌missão de servir como uma API intermediária para inúmeras outras⁤ aplicações.

Mal-entendido fundamental

Katta ⁣se preocupa ⁤que ⁤o problema subjacente possa ser mais preocupante, decorrente ​de “um mal-entendido fundamental de⁤ como a indústria ‌de tecnologia cria⁤ valor ⁢ou gera receita.⁣ Eles pensam que⁣ o ‍Facebook, Google, Apple ⁤podem estar vendendo dados ‌de clientes e é assim que estão ⁢ganhando bilhões de dólares por ano. Mas não estão, você não pode ir bater nas portas do Facebook e [pedir a eles] para vender um arquivo zip com os⁤ dados das pessoas. Eles ainda ​pensam que há uma grande oportunidade de receita em vender⁣ onde⁤ você ou eu dirigimos, onde estacionamos, o que ouvimos, qual é ‌o nível de combustível do nosso tanque e⁢ a que velocidade‍ dirigimos.” Ele também acrescenta que a Smartcar não retém nenhum dado, e mesmo quando⁤ suas empresas clientes agregam dados (como‌ a ​Recurrent faz), eles são totalmente anonimizados.

As empresas​ não ‌podem comercializar ⁢para um motorista individual com base em onde ele dirigiu ou o que fez usando dados da Smartcar. E as OEMs provavelmente nunca fecharão⁤ um acordo para obter uma parte do seguro ⁣ou do imposto rodoviário que um ​motorista ​paga com base nos dados do serviço ​de‌ veículos conectados. Isso simplesmente não é provável de acontecer, e os fabricantes recalcitrantes simplesmente correm ‍o risco de alienar os proprietários.

Você sabe quem não tem ⁣essa impressão errada de como‌ os dados podem ser usados? ‌Empresas de tecnologia avançada como Tesla e Volvo. BMW e Mercedes-Benz também têm sido francos sobre‌ compartilhar APIs, e, não surpreendentemente, a experiência ‌do usuário tende a ser muito​ melhor nesses produtos.

Como as APIs/SDKs OEM ajudam?

A maioria dos designs de mercado desenvolve tapetes,⁣ rodas, bagageiros, etc.,⁣ esperando que um novo veículo seja lançado, medindo-o, equipando-se e ⁣depois vendendo peças.⁤ Esse processo seria mais fácil ‌e o resultado final melhor se as peças fossem projetadas ​usando os desenhos de engenharia​ originais – como as peças de reposição oficiais do OE. O ⁤mesmo vale para os serviços de‌ software. ⁣As empresas podem engenharia reversa de software, desenvolver produtos por tentativa e⁤ erro ‌e lançar um ⁤produto funcional. Mas então uma⁢ atualização over-the-air do ⁣fabricante​ pode introduzir um novo problema. Empresas que‌ licenciam uma API ou SDK são‍ informadas antecipadamente.

Riremos disso‍ um dia

Confiamos ‌que o progresso seguirá na direção de produtos e serviços‍ melhores para todos a longo prazo, e todos olharemos para trás⁣ para esses dias de fronteira do velho oeste do⁤ veículo definido por software ⁣com perplexidade.

Resposta oficial da Ford

Para melhor apoiar nossos clientes, a Ford trabalha com parceiros confiáveis para‌ oferecer produtos e serviços de terceiros que usam dados do veículo – quando é ​sob a ‌direção do cliente ⁤e⁢ com seu consentimento explícito – para ajudar nossos clientes a economizar tempo ou dinheiro, adicionar conveniência ou desfrutar‌ melhor⁤ de ‌seu veículo. Uma⁣ parte essencial desse esforço é garantir que o acesso aos ⁤dados seja feito‍ em colaboração para que ⁢não cause problemas de segurança, qualidade ou segurança do veículo.​ Por exemplo, tomamos medidas para compartilhar esses dados de forma segura e de modo a evitar situações em que terceiros façam tantas solicitações de dados do veículo que ​isso descarregue a ​bateria⁣ de 12 volts.

Exemplos de colaborações em que compartilhamos ‌dados⁣ do veículo sob a direção e com o consentimento do cliente incluem o suporte a⁢ produtos de⁢ seguro baseados em uso que podem oferecer descontos de ⁣prêmio⁣ de seguradoras. Também recentemente anunciamos⁤ uma parceria com Octopus e Tibber na Europa para em breve ⁢ajudar os clientes da Ford a carregar⁢ seus veículos⁢ elétricos⁢ usando tarifas de energia especificamente projetadas para melhorar a experiência de propriedade.

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