Estamos fazendo o nosso melhor para tratar os veículos de teste de um ano como se fossem nossos, experimentando todos os serviços úteis, como localização do veículo, partida remota e desbloqueio via aplicativos de smartphone. Com alguns, até experimentamos serviços de veículos conectados de terceiros. E embora nós, como usuários da mídia, possamos não ser capazes de experimentar o compartilhamento de veículos, o rastreamento de seguro baseado no uso ou a tributação do uso de estradas (agora disponível em Virginia e Utah), temos desfrutado dos relatórios mensais da Recurrent, que acompanham a saúde da bateria de nossa picape elétrica Ford F-150 Lightning de 2023 ao longo do ano. Milhares de veículos elétricos de todas as fabricantes estão conectados à Recurrent, que agrega dados sobre o efeito de coisas como extremos de clima na autonomia da bateria de diferentes veículos elétricos, e fornece uma espécie de “CarFax” para baterias, prevendo a saúde futura deste componente crítico.
Bloqueado
No outono passado, a Recurrent enviou um e-mail para todos os proprietários da Ford observando que a Ford havia começado a tratar a conexão da Recurrent com os veículos da Ford como uma intrusão cibernética, redefinindo as senhas desses proprietários e efetivamente os expulsando dessas plataformas. O problema é que essa reação direta de ”jogar o bebê com a água do banho” também teve o efeito de interromper o acesso dos proprietários aos próprios aplicativos da Ford, como desbloqueio e partida remota (uma surpresa desagradável para algumas pessoas que acabaram de deixar suas chaves dentro de seus veículos, planejando desbloquear via aplicativo).
Quem é o culpado?
Quando ligamos para a Ford para perguntar o que estava acontecendo, nos disseram que a Recurrent e outros provedores de serviços de terceiros estavam obtendo acesso não autorizado a esses dados, e que se tivessem passado pelos canais adequados e usado uma interface de programação de aplicativos (API) e/ou kit de desenvolvimento de software (SDK) autorizados pela Ford, tudo estaria bem. Eles também apontaram que um proprietário real teria que concordar em não fornecer informações de nome de usuário e senha a terceiros como a Smartcar ao configurar o Ford Pass. (Todos nós lemos cada palavra dessas telas de termos e condições, certo?) A Ford também observou que tem visto um aumento nas chamadas de garantia para baterias de veículos elétricos de 12 volts esgotadas por vários aplicativos “interrogando” seus veículos, e que as ações tomadas contra aplicativos que extraem dados visavam prevenir esse problema.
Smartcar Discorda
Ok, parece razoável pedir às pessoas que sigam os canais adequados. Então ligamos para a Recurrent, que nos indicou seu fornecedor de conectividade, a Smartcar. Essa startup de nove anos é como o “Intel inside”, fornecendo uma única API que funciona com software de conectividade de veículos de várias marcas para permitir aplicativos como compartilhamento de carros via Turo, monitoramento de posição de veículos via Uber, monitoramento de bateria via Recurrent e compartilhamento de dados via DIMO – um serviço baseado em criptomoeda/blockchain cujo objetivo declarado é ajudar os proprietários a monetizar seus próprios dados. Entramos em contato com o fundador e CEO da Smartcar, Sahas Katta, para perguntar, por que diabos eles não passam pela porta da frente e usam a API e SDK da Ford para que todos possam ficar felizes.
Começamos a empresa em 2015 e desde então temos feito muito esforço para bater nas portas da Ford. Tenho vindo a Dearborn várias vezes por ano há quase oito anos. Todas as vezes eles têm dito ‘obrigado pelo seu interesse'.
Por que a resistência?
Questionado sobre por que a Ford adota essa postura, Katta citou conversas off-the-record com diversos internos sugerindo que há relutância em permitir que os proprietários acessem diretamente informações que possam contradizer as alegações de marketing ou publicidade da Ford sobre o desempenho da bateria e afins. Ele também vê um desafio apresentado pelas frequentes mudanças de liderança nos departamentos relativos, que têm alterado o rumo da empresa em relação ao uso de dados. A Ford não está sozinha. O grupo Volkswagen também tem resistido a compartilhar a propriedade intelectual de seu software com prestadores de serviços pós-venda.
A Ford alega que está simplesmente trabalhando para garantir que tenha infraestrutura de gerenciamento de dados suficiente para garantir a cibersegurança e prevenir o problema de depleção da bateria, e aponta para relacionamentos diretos com várias seguradoras e com as startups europeias de carregamento inteligente Octopus e Tibber. Podemos imaginar que a Ford vê a Smartcar como um parceiro mais desafiador para trabalhar, dada sua missão de servir como uma API intermediária para inúmeras outras aplicações.
Mal-entendido fundamental
Katta se preocupa que o problema subjacente possa ser mais preocupante, decorrente de “um mal-entendido fundamental de como a indústria de tecnologia cria valor ou gera receita. Eles pensam que o Facebook, Google, Apple podem estar vendendo dados de clientes e é assim que estão ganhando bilhões de dólares por ano. Mas não estão, você não pode ir bater nas portas do Facebook e [pedir a eles] para vender um arquivo zip com os dados das pessoas. Eles ainda pensam que há uma grande oportunidade de receita em vender onde você ou eu dirigimos, onde estacionamos, o que ouvimos, qual é o nível de combustível do nosso tanque e a que velocidade dirigimos.” Ele também acrescenta que a Smartcar não retém nenhum dado, e mesmo quando suas empresas clientes agregam dados (como a Recurrent faz), eles são totalmente anonimizados.
As empresas não podem comercializar para um motorista individual com base em onde ele dirigiu ou o que fez usando dados da Smartcar. E as OEMs provavelmente nunca fecharão um acordo para obter uma parte do seguro ou do imposto rodoviário que um motorista paga com base nos dados do serviço de veículos conectados. Isso simplesmente não é provável de acontecer, e os fabricantes recalcitrantes simplesmente correm o risco de alienar os proprietários.
Você sabe quem não tem essa impressão errada de como os dados podem ser usados? Empresas de tecnologia avançada como Tesla e Volvo. BMW e Mercedes-Benz também têm sido francos sobre compartilhar APIs, e, não surpreendentemente, a experiência do usuário tende a ser muito melhor nesses produtos.
Como as APIs/SDKs OEM ajudam?
A maioria dos designs de mercado desenvolve tapetes, rodas, bagageiros, etc., esperando que um novo veículo seja lançado, medindo-o, equipando-se e depois vendendo peças. Esse processo seria mais fácil e o resultado final melhor se as peças fossem projetadas usando os desenhos de engenharia originais – como as peças de reposição oficiais do OE. O mesmo vale para os serviços de software. As empresas podem engenharia reversa de software, desenvolver produtos por tentativa e erro e lançar um produto funcional. Mas então uma atualização over-the-air do fabricante pode introduzir um novo problema. Empresas que licenciam uma API ou SDK são informadas antecipadamente.
Riremos disso um dia
Confiamos que o progresso seguirá na direção de produtos e serviços melhores para todos a longo prazo, e todos olharemos para trás para esses dias de fronteira do velho oeste do veículo definido por software com perplexidade.
Resposta oficial da Ford
Para melhor apoiar nossos clientes, a Ford trabalha com parceiros confiáveis para oferecer produtos e serviços de terceiros que usam dados do veículo – quando é sob a direção do cliente e com seu consentimento explícito – para ajudar nossos clientes a economizar tempo ou dinheiro, adicionar conveniência ou desfrutar melhor de seu veículo. Uma parte essencial desse esforço é garantir que o acesso aos dados seja feito em colaboração para que não cause problemas de segurança, qualidade ou segurança do veículo. Por exemplo, tomamos medidas para compartilhar esses dados de forma segura e de modo a evitar situações em que terceiros façam tantas solicitações de dados do veículo que isso descarregue a bateria de 12 volts.
Exemplos de colaborações em que compartilhamos dados do veículo sob a direção e com o consentimento do cliente incluem o suporte a produtos de seguro baseados em uso que podem oferecer descontos de prêmio de seguradoras. Também recentemente anunciamos uma parceria com Octopus e Tibber na Europa para em breve ajudar os clientes da Ford a carregar seus veículos elétricos usando tarifas de energia especificamente projetadas para melhorar a experiência de propriedade.